08 jan PASSO A PASSO PARA LIMPEZA DE PISCINAS
As piscinas são alguns dos itens mais atrativos, pois além de proporcionarem momentos de lazer para os usuários, auxiliam na valorização do imóvel. Mas, será que as pessoas sabem como deve ser realizada a limpeza correta das piscinas? Bom, neste post vamos explicar o passo a passo de como deve ser realizado esse processo.
A limpeza, tratamento e manutenção das piscinas devem ser constantes, assim a água pode ser utilizada durante um longo período, sem necessidade de troca. Vale lembrar que a falta de limpeza de água pode tornar a piscina, um local propício a proliferação de bactérias, podendo até ser um local de transmissão de doenças.
Assim como, o uso excessivo de produtos pode causar saturação na água da piscina, danificando seu revestimento e podendo provocar irritação na pele e nos olhos das pessoas. Segundo especialistas, qualquer pessoa que siga as regras básicas, pode cuidar de sua piscina.
Passo a passo de como limpar sua piscina:
1. Limpeza da área externa
Primeiramente deve ser realizada a limpeza da área externa, devido ao movimento de pessoas, animais e folhas que são levadas pelo vento e se acumulam em torno da piscina. Deve-se varrer todos os resíduos para longe da piscina, evitando que caiam na água.
2. Limpeza dos filtros
A limpeza do skimmer, também conhecido como coadeira, que capta a sujeira superficial da piscina, como folhas, flores e insetos é o segundo passo a ser realizado. Este dispositivo encontra-se posicionado na lateral da piscina e antes de começar sua limpeza, por segurança é fundamental desligar o sistema de filtragem e os registros. Deve ser realizado também a limpeza do pré-filtro, que aspira e filtra as sujeiras que não foram captadas pelo skimmer, sua limpeza deve ser realizada mensalmente ou quando se notar excesso de sujeira.
3. Limpeza da superfície da água
O terceiro passo é a limpeza da superfície da água, onde deve ser retirada as sujeiras que ficam boiando, como insetos, folhas, flores e outras sujeiras que são visíveis aos olhos. A limpeza deve ser feita com uma peneira, sendo sua trama de preferência fechada, para pescar todos os resíduos menores.
4. Escovação do revestimento
O quarto passo é a escovação do revestimento da piscina, onde deve ser retirado os resíduos e algas acumulados, impedindo também a formação de manchas na piscina. Deve-se buscar a utilização de escovas com cerdas macias e adequada para o material de revestimento, para não danificar ou riscar o mesmo.
5. Aspiração da piscina
O quinto passo é a aspiração da piscina, o passo que leva um tempo maior, e deve ser realizado com paciência, onde é aspirada a sujeira do fundo da piscina. A água é aspirada pelo bocal de aspiração, onde é fixada a mangueira que está sugando a sujeira, então a água passa pelo filtro e retorna a piscina sem resíduos, através dos bocais de retorno.
6. Tratamento da água
O último passo é o tratamento da água, primeiramente mede-se a alcalinidade e o PH da água, os quais devem ser corrigidos caso necessário, deixando a água tratada e própria para o uso. O tratamento deve ser realizado com produtos químicos específicos, tomando cuidados de acordo com as instruções do fabricante. Alguns dos produtos que podem ser usados são o cloro, algicida de manutenção, redutor de PH, entre outros.
Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo email: contato@safeb.com.br.