02 abr IMPORTÂNCIA DOS PARA-RAIOS
Frequentemente vemos notícias a respeito do número de raios que atingiram determinadas cidades durante temporais. O Brasil é considerado um dos países que mais recebe descarga de raios, são cerca de 50 milhões durante o ano.
Diante disso, a instalação de para-raios em edifícios é fundamental, além da instalação, deve-se levar em consideração a inspeção e manutenção dos para-raios, garantindo a segurança dos moradores. Em caso de acidente, a responsabilidade é do síndico e o condomínio pode até perder o seguro.
Raios atingindo edifícios
Normas de referência:
A NBR 5419:2015 – Proteção contra descargas atmosféricas – Estabelece medidas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), além de critérios para o projeto, instalação e manutenção dessas medidas.
Quais problemas a ausência de para-raios pode gerar?
– Danos na parte estrutural do edifício
Caso o isolamento do para-raios não seja feito de forma correta, o edifício a ser atingido por um raio pode romper a alvenaria, gerando grandes prejuízos, tendo em vista que parte da estrutura pode ser danificada.
– Queima de equipamentos
Sem dúvida todos já escutaram que durante um temporal, por segurança recomenda-se desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas, para evitar que queimem. Em um condomínio equipamentos como, placa do quadro de comando do elevador, câmeras e portões também podem ser danificados, caso o edifício não possua para-raios, se não for instalado corretamente ou se não estiver com as manutenções em dia.
– Risco de choque
Os choques tomados durante o uso de equipamentos ligados na tomada são os mais comuns e ainda existe a possibilidade dos moradores e usuários serem atingidos por uma descarga elétrica, quando ocorre a descarga da corrente no solo.
Tipos de para-raios
Os dois principais tipos de para-raios são a Franklin e a Gaiola de Faraday. O primeiro é o mais simples, recomendado para edifícios com altura não muito elevada, com média de 20 andares. Já a Gaiola de Faraday confere uma maior segurança e geralmente possui custo mais elevado, consiste em hastes e condutores que cobrem a edificação e são ligados a terra.
Manutenção dos para-raios
É recomendado que a cada 6 meses seja realizada a manutenção dos para-raios por uma empresa especializada, está irá medir a resistência de aterramento e verificar as condições do sistema em geral.
Alguns outros pontos também devem ser verificados na manutenção como:
– Verificar se a lâmpada fotocélula do mastro do para-raios está funcionando;
– Verificar se a caixa d’água está aterrada, visto que o material de sua tampa pode atrair raios;
– Limpeza dos cabos e captores, além de troca em caso de quebra;
– Observar se alguma peça em geral está desgastada e necessita de troca.
Vale lembrar que após a ocorrência de uma descarga causada por raios, deve ser feita uma vistoria em todo o sistema, verificando se ocorreu algum dano, independente de quando foi feita a última manutenção.
Gostou de saber todas essas informações? Não deixe de acompanhar os próximos post! Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: contato@safeb.com.br