19 fev COMO LIMPAR A CAIXA D´ÀGUA? APRENDA PASSO A PASSO
Em nossas residências, a água é utilizada para várias atividades, dessa forma é preciso que ela esteja armazenada, protegida e limpa. Seja ela consumida para ingestão, para o banho, entre outras atividades, pois por mais que se tenha um adequado e eficiente sistema de abastecimento é pela limpeza rotineira deste sistema que você eliminará microrganismos e insetos transmissores de doenças e dessa forma estará preservando a si e sua família.
Limpar e desinfetar a caixa d’água causam dúvidas sobre a periodicidade destes processos e também sobre como deve ser feita esta limpeza de maneira adequada. Se isso te deixa confuso, não se preocupe, preparamos esse post com tudo o que você precisa saber e como deve agir.
Caso você more em residência, é possível que você mesmo realize a limpeza da caixa d’água. Agora se você mora em um edifício ou é síndico, é preciso contratar uma empresa capacitada para realizar o serviço, contudo aqui você entenderá melhor como todo o trabalho é realizado.
Normas de referência
A correta limpeza da caixa d’água desempenha um papel tão importante para todos nós que quando negligenciada se transforma em um problema de saúde pública. É por isso que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) obriga a realização de limpeza nos reservatórios.
A ANVISA desempenha papel principal neste tema, sendo o órgão responsável por elaborar a legislação e os requisitos que devem ser seguidos. A Portaria de Consolidação nº 5 de 28/09/2017 é a determinação da ANVISA que estabelece os requisitos sobre a qualidade da água. Além das imposições da ANVISA, os estados e municípios também podem desenvolver leis e orientações, como é o caso do estado do Rio Grande do Sul que elaborou a lei nº 9.751 e da cidade de Curitiba 0 – Lei nº 10540/02.
Além disso, a NBR 5626:1998 – Instalação predial de água fria – faz recomendações sobre o projeto, execução e manutenção de todos com componentes do sistema de água fria e entre os aspectos abordados estão os reservatórios de água. Para os reservatórios, essa norma define a forma e as dimensões, fala sobre a instalação e operação como também aborda aspectos sobre a limpeza e as tubulações necessárias para sua realização.
Com qual frequência devo realizar a limpeza?
A recomendação é que a limpeza da caixa d’água seja feita a cada seis meses. Essa é a frequência ideal, pois nas paredes e no fundo da caixa d’água se acumulam muitas partículas que podem conter microrganismos. Com o passar do tempo, esses agentes biológicos se desenvolvem e se multiplicam.
Você não vai querer que bactérias e fungos estejam presentes na sua água, não é mesmo?
Claro que não! Por isso, vamos te explicar como fazer a limpeza e quais produtos você irá precisar, mas antes atente-se aos materiais que você irá precisar para realizar a limpeza.
Itens necessários
Para lavar e desinfetar sua caixa d’água você vai precisar de:
– Luvas;
– Balde;
– Panos limpos;
– Esponja ou escova macia (sem ser de aço);
– Água sanitária;
– Pá plástica.
Como realizar a limpeza
Para entender quais são os passos desta limpeza, primeiro é necessário identificar quais os componentes deste sistema, a figura seguinte apresenta os elementos que compõe um reservatório:
Elementos de um reservatório.
Para a limpeza da caixa d’água, siga os procedimentos a seguir:
1 – Feche o registro de entrada;
OBS: se não houver esse registro, feche o registro geral do imóvel.
2 – Efetue a retirada de água, no entanto deixe uma quantidade suficiente para te ajudar na limpeza, recomendamos que deixe de 20 a 25 cm. Nessa etapa é importante você reservar parte da água retirada em garrafas e baldes para que sejam utilizadas em sua residência/edifício enquanto a limpeza é realizada.
3 – Quando a água atingir a profundidade que você considera suficiente para te ajudar na limpeza, feche o registro de saída.
4 – Agora você vai começar a limpeza de fato. Coloque as luvas e faça uso dos panos e esponjas. A pá plástica vai te ajudar a retirar o excesso de resíduos do reservatório.
OBS: Nunca faça uso de detergentes, sabão e objetos com cerdas metálicas para limpeza.
5 – Descarte a água que restou pela tubulação de limpeza. Lembra da água reservada no Passo 2? Utilize um pouco dela para limpar completamente o reservatório.
6 – A água suja que não foi para a tubulação de limpeza você pode retirar com auxílio de um pano, balde ou esponja.
7 – Feche o registro de limpeza.
8 – Embora pareça que o reservatório está limpo, não se engane! Agora você vai desinfetar, para isso abra o registro de entrada, mas mantenha os outros fechados.
9 – Encha o reservatório com 20 a 25 cm de água e feche o registro de entrada.
10 – Na água contida no reservatório (passo anterior), você irá acionar água sanitária. Para cada 1.000 L você utilizará 1L de água sanitária.
OBS: Se sua caixa for de 2.000 L, você irá adicionar 2 L de água sanitária.
11 – Deixe a mistura (água sanitária + água do reservatório) por 2 horas. É importante que a cada 30 minutos você passe essa mistura nas paredes do reservatório.
12 – Passado 2 horas, abra o registro de saída, torneiras, chuveiros e as descargas, para que ocorra a sanitização nessas tubulações.
13 – Quando toda mistura com água sanitária estiver descartada, feche as torneiras, chuveiros e as descargas. Abra o registro de entrada para encher a caixa d’água.
OBS: Lembre-se de manter o registro de saída aberto.
14 – Tampe a caixa d’água e verifique se ela está travada.
Uma dica: Escreva a data da próxima limpeza na parede externa da caixa, pode ser bem útil!
Finalizada a limpeza temos uma orientação para você. Por segurança, procure utilizar parte da primeira água armazenada na caixa para lavar pisos, banheiros e na limpeza das calçadas, pois pode ser que na tubulação ainda tenha algum resíduo de água sanitária.
Esperamos ter ajudado! Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo email: conatato@safeb.com.br