01 out CONDOMÍNIOS INTELIGENTES
A inteligência artificial (IA), juntamente com a internet das coisas (IoT), são a nova tendência do mercado, e pelo que tudo indica, vieram para ficar e se tornaram fatores de sucesso para os empreendimentos, tornando os condomínios cada vez mais inteligentes.
Tendo em vista, essa nova dinâmica dos empreendimentos, entre os serviços prestados pela SafeB, tem-se o uso do software de gestão de manutenções que visa maior desempenho, segurança e economia para os condomínios.
Nos edifícios inteligentes tem-se um alto investimento em tecnologias para tornar o dia a dia dos moradores mais prático, reduzir gastos e aumentar a segurança.
Entretanto, para que os benefícios sejam completos é preciso que as tecnologias estejam conectadas umas com as outras. Isso pode gerar o seguinte questionamento: Será que somente construções novas e modernas, podem se tornar condomínios inteligentes?
Bem, é claro que os novos empreendimentos têm vantagens, pois neles podem ser elaborados sistemas e soluções desde sua concepção. No entanto, os condomínios já existentes também podem adaptados e considerados inteligentes, se permitirem a integração das tecnologias utilizadas.
Neste post vamos apresentar as principais tecnologias e características dos condomínios inteligentes.
As tecnologias utilizadas nos condomínios inteligentes, podem ser divididas em 3 grandes grupos: segurança, comunicação e sustentabilidade. Falaremos mais sobre cada um deles a seguir.
SEGURANÇA
Fazem parte deste grupo as seguintes tecnologias:
Identificação biométrica
É um modelo que já domina empresas e edifícios comerciais, mostrando-se seguro e útil, por isso sua utilização tende a crescer em condomínios residenciais, pois facilita o acesso aos moradores, proporciona um histórico de entrada e saída, além de auxiliar no controle dos horários dos funcionários. Seu uso mais comum é através da leitura da impressão digital, contudo pode-se utilizar leitura da retina, assim como também o reconhecimento facial.
Portaria remota e chave virtual
A portaria remota veio para substituir a necessidade de um porteiro no edifício, pois todo controle do condomínio é feito por uma central de atendimento, isso diminui os custos de uma portaria convencional.
Já a chave virtual facilita a vida dos moradores, que podem permitir acesso para outros usuários ao enviar a chave via smartphone.
Armários inteligentes
Facilitam o recebimento de encomendas. A mercadoria será armazenada em um armário com fechadura eletrônica que será aberto somente com um código (QR Code) ou por uma senha, logo após a entrega o morador é notificado, por meio do aplicativo.
Monitoramento de segurança
Esses sistemas realizam estudos das imagens das câmeras de segurança para averiguar a presença de alguma irregularidade. Em alguns condomínios já é adotado o monitoramento por meio de drones.
Botão Pânico
O jeito de pedir socorro mudou. Com essa tecnologia os porteiros podem pedir ajuda de um jeito fácil e sem levantar suspeitas da parte criminosa. Também é possível que os moradores façam o pedido, seja por meio de uma senha ou até mesmo pelo leitor biométrico, no qual utiliza o registro de um dedo específico como pedido de socorro.
Proteção contra incêndio e gás
Essas tecnologias são capazes de identificar e combater incêndios e vazamentos de gás, ao liberar acesso a portas de fuga, impedir a passagem de energia por determinada região e ligar um exaustor para limpeza do ambiente.
COMUNICAÇÃO
As tecnologias que abrangem a comunicação em condomínios são:
Interfones com atendimento remoto
Possibilita integrar as chamadas de interfone ao smartphone do morador. Isso possibilita maior rapidez e eficiência no contato morador e visitante.
Reserva de área comum por aplicativo
A maioria das administradoras já contam com o auxílio desta tecnologia que permite que as reservas das áreas comuns sejam feitas de forma online, por meio de um aplicativo.
Atas de assembleias por aplicativo
Com o uso de APP é possível conferir as chamadas para assembleias, as atas como também o balanço mensal do condomínio. A facilidade de acesso à essas informações mostram a transparência dos gestores, automatizam a comunicação e permitem aos moradores conhecimento acerca das decisões e discussões do condomínio.
Assembleias virtuais
Essa ferramenta já é utilizada em muitos condomínios e auxilia no aumento da participação dos moradores nas decisões.
Mural digital
Essa tecnologia auxilia o síndico a disseminar informativos, sem precisar imprimir ou se deslocar até as áreas comuns do condomínio, para deixar o papel com a informação.
SUSTENTABILIDADE
As ferramentas que integram este item são:
Sensores nas lâmpadas
Nas áreas comuns as luzes podem ser acendidas ou apagadas pelo uso de aplicativos. Essa tecnologia é bem útil em áreas esportivas e em salões de festas, é interessante a programação dos sensores para ir diminuindo a iluminação de acordo com o horário de funcionamento do local, com o intuito de lembrar os moradores e usuários a respeito do horário e dessa forma evitar conflitos.
Sistemas fotovoltaicos
Essas ferramentas ainda assustam muitos síndicos e moradores, por causa do seu custo. Contudo, sabe-se que este sistema é viável, sendo possível captar e utilizar energia solar nas áreas comuns por muitos anos.
Fechamento de lixeira automatizado
Essa solução possibilita que de forma automática, que seja feita a abertura da lixeira, no horário de recolhimento do lixo e depois seja feito seu fechamento.
Elevadores inteligentes
Por meio de um dínamo interno é possível que os elevadores reaproveitem a energia gerada nas subidas e descidas do edifício. Essa solução gera uma grande economia ao condomínio.
Telemetria de gás, água ou energia elétrica
Possibilita a leitura online do consumo de gás, água e energia elétrica. A leitura pode ser realizada em tempo real, o que possibilita a verificação do consumo de cada ponto em qualquer horário.
Sensores e automatizações
Atuam monitorando os equipamentos e a infraestrutura do edifício. São comuns sensores em ares-condicionados, caixas d’água e nos telhados, para indicar a necessidade de manutenção.
Captação da água da chuva
A água da chuva é armazenada por meio de cisternas, isso possibilita sua utilização para irrigação de jardins, reserva para incêndio, limpeza de área comuns e outras utilizações para fins não potáveis.
Sistemas hidráulicos
Sensores nas bombas dos reservatórios possibilitam acompanhamento dos níveis de água. Essa ferramenta dificulta o desabastecimento, pois o sensor ao notar a interrupção do abastecimento notifica o zelador e este pode tomar decisões para um uso ainda mais consciente da água.
Cashback para condomínios
Ao fazer compras em estabelecimentos credenciados é gerado um cashback (dinheiro de volta) diretamente na taxa condominial. Essa ferramenta é utilizada em Santa Catarina, e se chama Deduz.
Se o seu condomínio já é inteligente você pode aprimorar seu desempenho com o uso do software de gestão do SafeB. Agora, se você procura começar a inserir novas tecnologias, também deixo a sugestão de iniciar pelo software SafeB, ele é válido para ambos os casos, trazendo vantagens ao seu condomínio, tanto financeiras como práticas.