JUNTAS DE DILATAÇÃO PARA PISOS EM CONCRETO

JUNTAS DE DILATAÇÃO PARA PISOS EM CONCRETO

No Brasil temos variados tipos de clima, que contemplam desde o seco e quente, até climas mais úmidos e com baixas temperaturas, como é mais evidente nos estados do sul. Ainda, como um dos efeitos do aquecimento global, as estações do ano não ficam bem definidas, dessa forma pode-se ter temperaturas amenas e frescas pela manhã e a tarde calor de 40ºC.

Você pode estar se perguntando o que esse assunto tem a ver com juntas de dilatação? O que acontece é que a variação climática, tem influência direta nos materiais utilizados na construção civil, sendo assim, devido ao calor ocorre o que chamamos de dilatação térmica e com a diminuição da temperatura, ocorre seu efeito contrário, denominado retração térmica.

Exemplo de junta de dilatação em piso de concreto

Normas de referência:
Entre as normas que estabelecem critérios a respeito das juntas de dilatação temos a NBR 6118:2014 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento e a NBR 12624:2004 – Perfil de elastômero para vedação de junta de dilatação de estrutura de concreto ou aço – Requisitos. Vale ressaltar que no Brasil não existe uma norma específica para projeto e construção de pisos em concreto.

A NBR 6118:2014 estabelece que as juntas de dilatação devem existir pelo menos a cada 15 m e que qualquer armadura que exista no concreto simples deve terminar no mínimo a 6 cm das juntas. A norma também estabelece que as juntas de dilatação em superfícies que estão sujeitas à ação de água, precisam ser seladas para que fiquem estanques à percolação de água.

Já a NBR 12624:2004 apresenta os mínimos requisitos que são exigidos no recebimento do perfil elastomérico, para vedação de junta de dilatação de estrutura de concreto como também de aço. O elastômero é caracterizado por conter inúmeras moléculas denominadas monômeros que quando unidas se transformam em grandes cadeias, denominadas polímeros. Além disso, o elastômero possui propriedades elásticas, quando esticado é capaz de retornar ao seu estado original. Devido a essa propriedade ele pode ser utilizado como rejunte flexível para as juntas de assentamento.

Juntas de dilatação:
Na construção civil as juntas de dilatação são utilizadas para absorver as variações volumétricas devido à mudança de temperatura. Elas são dimensionadas a partir de cálculos que consideram a movimentação do sistema, principalmente em pontos críticos, assim, de modo simplificados, podemos considerar que a junta de dilatação é o espaço deixado entre um determinado material, como o concreto, para que este possa se expandir ou contrair sem causar danos como fissuras e trincas.

Junta de dilatação em piso de concreto

Juntas de dilatação para piso de concreto:
A seguir vamos te apresentar os 3 tipos de juntas de dilatação para piso de concreto.

1. Juntas de controle ou retração
Nesse tipo de juntas são feitas leves marcas no concreto, para provocar um espaçamento induzido e assim diminuir as tensões de retração e dilatação do concreto.

2. Juntas de expansão
As juntas de expansão possibilitam o isolamento do piso das demais estruturas, como pilares e vigas.

3. Juntas de construção
Esse tipo de junta acontece pela paralisação da concretagem de grandes planos, para evitar anomalias decorrentes dos diferentes tempos de cura do concreto.

Sobre a manutenção
Geralmente os pisos em concreto estão submetidos a um ambiente mais agressivo do que os pisos residenciais, pois são executados, em sua maioria, em indústrias, por isso para garantia de seu desempenho e da durabilidade é importante que se busque por pontos de falhas e fissuras para que assim seja executada a manutenção das juntas.

A correção para os pisos industriais está associada, na maioria das vezes, ao uso de epóxi, argamassa de alta resistência inicial e poliuretano, para fechar as trincas e fissuras. Na sequencia faz-se uma limpeza da superfície, com lixas e escovas abrasivas que garantem a uniformidade.

Em casos com maior problemática, pode ser necessário a retirada da área que apresenta anomalia para que se realize outra concretagem.

Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Entre em contato conosco: contato@safeb.com.br.



× Entre em contato!