23 jul PARECER TÉCNICO PARA MARQUISES E SACADAS
As marquises e sacadas são complementos construtivos que valorizam a arquitetura da construção, além disso, principalmente as marquises, são uteis nos dias de chuva, pois funcionam como proteção para pessoas e até mesmo para os animais. Embora úteis e belos, infelizmente esses itens geram mais acidentes do que se imagina, além do que caso ocorram, tendem a serem fatais. Muitos desses sistemas se encontram em situação construtiva fora dos padrões aceitáveis da engenharia civil, com infiltrações, acúmulo de água pluvial e sobrecargas.
Marquise do Parque do Ibirapuera
Dessa forma, marquises e sacadas são componentes que merecem e necessitam de um cuidado especial, tanto na fase de projeto e construção, como também nas manutenções. Em uma rápida pesquisa você pode encontrar inúmeros casos de acidentes, envolvendo esses sistemas, principalmente relacionados a infiltrações. Por isso, várias cidades como Porto Alegre, Londrina, Salvador, Santos e Rio de Janeiro, elaboraram leis para garantir o desempenho e a realização de manutenção nesses componentes.
Exemplo de sacada
O que causa problemas em marquises e sacadas?
Existem 2 principais causadores de problemas em marquises e sacadas, são: as infiltrações e as sobrecargas. As marquises e sacadas estão expostas ao meio externo, sendo assim, estão sujeitas à umidade, poluição e ação do vento, o que pode possibilitar o surgimento de fissuras e consequentemente infiltrações que ocasionam a deterioração da sua estrutura. Além disso, não é raro observar elementos que não deveriam ser colocados na sacada ou mesmo alguns entulhos em marquises. Isso afeta a segurança da construção, pois esses sistemas não foram dimensionados para suportar materiais pesados como sobrecarga.
Queda de marquise
Lei sobre as condições de uso e manutenção de marquises e sacadas:
Mesmo que na sua cidade ainda não esteja regulamentada uma lei especifica para marquises e sacadas, é de suma importância que você fique atento as exigências que os outros municípios têm feito, dessa forma você pode se resguardar e prevenir acidentes. Como exemplo, vamos apresentar a Lei nº 10.229 do município de Londrina, sede da empresa SafeB.
Neste caso, para cidade de Londrina é obrigatório a realização de um parecer técnico, em que se avalie as condições de uso das marquises e sacadas, a cada 2 anos. Devendo o documento ficar em posse do síndico ou proprietário do imóvel. A Lei estabelece que o parecer técnico deve conter no mínimo:
• Relação dos laudos realizados anteriormente;
• Dimensões dos elementos estruturais;
• Espessura de revestimento e impermeabilização;
• Análise da integridade da estrutura, ou seja, identificar se há presença de trincas e fissuras;
• Estado em que se encontra a impermeabilização e o sistema de coleta de águas pluviais;
• Estudo da segurança estrutural da marquise ou da sacada;
• Caracterização dos danos encontrados;
• Descrição das medidas corretivas, com prazo limite para efetivação dos serviços;
• Atestado da conclusão dos serviços descritos.
Caso o engenheiro que esteja elaborando o laudo achar necessário, pode-se realizar investigações mais aprofundadas por meio de ensaios. Para auxílio, a lei aponta os danos mais relevantes que podem ser encontrados, sendo estes:
• Excesso de deformação;
• Distorções;
• Fissuras e/ou trincas;
• Sobrecargas não previstas em projeto;
• Exposição de armaduras.
Em Londrina, a multa pelo descumprimento da lei pode variar de R$ 1.000,00 até R$ 10.000,00.
Importância de se atentar a lei e as manutenções necessárias
Deu para perceber que o assunto é delicado, não é mesmo? Então vale a pena seguir os requisitos da lei e se caso não tenha essa obrigatoriedade onde você mora, atente-se para manutenção preventiva, para que acidentes e danos sejam evitados. Para a elaboração do parecer técnico, como também para realização manutenção em marquises e sacadas, você pode contar com a equipe SafeB, somos especialistas nesses assuntos e será ótimo te auxiliar!