TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DEDETIZAÇÃO

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DEDETIZAÇÃO

Os problemas com baratas, cupins, formigas, ratos e outras pragas são muito comuns, dessa forma os condomínios, residências, empresas e indústrias podem ser afetados e precisam buscar maneiras de acabar com a ação desses agentes. Embora nem todos insetos prejudiquem a saúde humana, como é o caso dos cupins, vale lembrar que este tem potencial para causar danos financeiros, além de risco à segurança dos moradores, visto que se alimentam de madeira, muitas vezes utilizada no sistema estrutural do imóvel.

Quando o assunto é combate a insetos e pragas, o síndico do condomínio deve atentar-se para os procedimentos e suas periodicidades, no entanto, muitas vezes, é difícil entender essas questões. Por isso, nós da SafeB preparamos essa matéria completa para que você saiba de tudo que diz respeito a esse tema.

Dedetização e desratização são a mesma coisa?
Os dois são meios de controle de pragas, contudo enquanto a dedetização elimina insetos, a desratização tem como objetivo acabar com os roedores, esses agentes podem disseminar doenças, contaminando ambientes com suas fezes e urinas, além de promoverem insegurança aos usuários do condomínio.

Mas fique atento, antes de escolher uma empresa para realizar esses serviços, vale a pena entrar em contato com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) da sua região e averiguar se a empresa possui registro e é confiável, pois nestes serviços, geralmente são utilizados produtos químicos e os procedimentos de aplicação devem seguir critérios apropriados, para garantir a segurança dos usuários e animais. Para que você saiba um pouco mais sobre esse assunto, vamos te apresentar os tipos de combate a insetos e pragas que podem ser feitos.

Conforme mencionado, os processos mais utilizados envolvem produtos químicos que podem ser alterados conforme a praga que se quer eliminar e as características do local onde ela vive. Dessa forma, o inseticida pode ser pulverizado na forma gasosa, semissólida ou sólida, em que este último atua como uma isca venenosa. Os procedimentos que não envolvem produtos químicos visam controle e monitoração do ambiente em que a praga habita com o objetivo de fazer com que aquele local seja inconveniente a ela.

Deu para notar que o assunto é sério, não é mesmo?
Por isso, mais uma vez alertamos que a empresa contratada precisa ser especializada e com profissionais capacitados. Para te ajudar na escolha da empresa, abaixo vamos listar os profissionais que podem realizar esse tipo de serviço.

Quais profissionais contratar?
Na pesquisa por empresas, procure as que tenham profissionais habilitados para execução do serviço como: engenheiros químicos, sanitaristas e florestais, além de engenheiros agrônomos e técnicos que tem atuação na área da agricultura. Além disso, na execução do serviço fique atento se os profissionais utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), pois eles são indispensáveis.

Quanto tempo leva a dedetização e a desratização?
O tempo para se realizar esses serviços varia de acordo com as dimensões dos ambientes, já que em maiores áreas, em geral, tem-se maior número de focos de pragas, além de variar de acordo com a extensão e do tipo de inseto/praga, dessa forma, a duração do serviço pode ser superior um dia.

Existem normas e leis para dedetização e desratização?
No nosso país, não existe uma lei federal que oriente a respeito da dedetização e da desratização. Por isso, os estados e municípios elaboraram leis que regulamentam sobre a maneira como os serviços deves ser realizados. No estado do Paraná tem-se a Resolução SESA nº 374/2015 que apresenta uma Norma Técnica para funcionamento de empresas especializadas na prestação de serviços e controle de pragas urbanas. Nessa Resolução, são apresentados requisitos para o funcionamento, condições de armazenagem, requisitos para saúde e segurança do trabalhador, entre outras regras que as empresas devem seguir e se atentar.

De quanto em quanto tempo devo realizar estes serviços?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aconselha que se realize a dedetização uma vez por mês, porém como os gastos com esses serviços não são altos, existe uma orientação de mercado para que a dedetização seja feita pelo menos a cada seis meses. Também vale ressaltar, que cada caso deve ser analisado individualmente, pois existem locais sujeitos a maiores incidências de pragas, como condomínios próximos a matas, terrenos baldios e córregos.

Para ficar com a consciência tranquila com relação a periodicidade do combate a insetos e pragas, nós te orientamos entrar em contato com a empresa que foi contratada, pois ela saberá avaliar o ambiente da melhor maneira possível. Destaca-se que em média, a duração dos produtos aplicados é de 60 a 90 dias. Além disso, fatores climáticos influenciam, o aumento da temperatura gera uma proliferação das pragas, por isso é importante ficar atento.

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco pelo e-mail: contato@safeb.com.br



× Entre em contato!